Veja Mais:

Percussão Corporal

 

A Percussão Corporal é a arte de produzir sons, utilizando o próprio corpo como um instrumento musical. É uma idéia primordial, muito observada nos antigos rituais dos índios e xamãs, pois se acredita que antes mesmo do ser humano desenvolver seus tambores e instrumentos musicais ele já batucava em seu próprio corpo, produzindo idéias musicais. 

Assobiar, estalar os dedos, sapatear, bater palmas, peito e coxas é uma forma de desenvolver uma sinfonia rítmica em movimento. É uma modalidade que une a atividade física, arte, dança e musicalidade ao mesmo tempo. 

No ultimo século o resgate dessa idéia vem sendo aperfeiçoada por diversos grupos e profissionais, tanto da música quanto da dança, ao redor do mundo. Em 2008 o norte americano Keith Terry organizou o primeiro Festival Internacional de Música Corporal (International Body Music Festival) em São Francisco – Califórnia, reunindo grupos do mundo inteiro, inclusive os brasileiros do Barbatuques. Em 2010, o Festival foi realizado aqui no Brasil, em São Paulo e em 2012 será em Istambul, na Turquia.